O Grupo de Xaxado Cangaceiros do Sertão é parte integrante da Companhia de Artes Populares de Santarém, cidade situada no alto sertão da Paraíba. Foi criado por Maria de Fátima Almeida de Andrade, em Julho de 2006 com a finalidade de resgatar, preservar e divulgar a cultura local e nordestina a partir do teatro e da dança.
As coreografias que compõem o atual espetáculo: Quem disse que Lampião morreu? resgatam, hábitos do cotidiano de Lampião, Maria Bonita e seu bando, destacando o comportamento de bravura do homem sertanejo, manifestado através do xaxado que foi uma dança de guerra e entretenimento, criada pelos cangaceiros de Lampião.
.JPG)
O espetáculo tem duração de 30 (trinta) minutos e pode ser adaptado para apresentações com menor espaço de tempo e espaço físico diversificado. O grupo tem se apresentado em vários eventos da cidade de Santarém e cidades vizinhas e participou do programa Nordeste Caboclo da TV Diário (em Fortaleza) e dos festivais: I Festival de Vitrine de Xaxado do Alto Sertão da Paraíba – Poço José de Moura, PB., 2006 e VI Festival de Danças Populares – Cajazeiras, PB., 2007 VI Encontro Nordestino de Xaxado – 70 anos da morte de Lampião – Serra Talhada – PE, 2008 e II Encontro Sertanejo de Cultura Popular – Poço José de Moura – 2008. O grupo tem mantido esforço constante na busca de locais para apresentações, em diversos lugares, como uma forma de inserção no circuito das manifestações populares através do teatro e da dança.
O Grupo:
Direção:
Coordenação e coreografia:
Clodoaldo José de Sousa
Dançarinos: Antonia Gilmara, Auriclênia Morais, Clodoaldo José, Erilândia Duarte, Francisca Berlândia, Francisco Dário, José Denis, José Eduardo, José Grazieliton, Maria Aparecida, Maria Raniery, Maria Wandérlea, Milene Leandro, Orisnaldo Duarte, Paulo Sérgio, Raquel Lira e Valdir Filho
Assistentes:
Joaquim Miguel e Erilândia Duarte.
O Grupo tem, em um ano e meio de vida, feito apresentações na sede e em várias comunidades da zona rural do muniipio, como também em várias cidades circunvizinhas.
O Grupo realizou uma participação especial no programa Nordeste Caboclo, na emissora de Televisão de Fortaleza, TV Diário, em Julho de 2007. O programa realiza, na região, pesquisas, identificando grupos como o Cangaceiros do Sertão e mostra, a nivel nacional, um pouco da cultura nordestina, preservando e divulgando o nosso patrimônio cultural.Joaquim Miguel
Assessoria de comunicação
Fevereiro de 2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário